ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Câmara Municipal de Reserva: Vereadores aprovam instituir a semana municipal de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral - AVC
 
01/11/2023
Fonte: Câmara Municipal de Reserva.
Crédito:

O projeto foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores presente na sessão. Presidente da Câmara Sr. Carlos JJG, Vereador Dr. Arlindo Lima, Vereador Augustinho Parteka Lopata, Vereador Fernando Hornung, Vereador Dr. Paulo, Vereador Valdemir Hartman, Vereador Zé Roberto e Vereador Sueli Justino.

O presidente da câmara de Reserva Vereador Carlos JJG colocou para segunda votação o projeto de lei n.  114/2023, de autoria do vereador Dr. Paulo institui a semana municipal de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral – AVC.

O presente projeto de lei tem como objetivo a INSTITUIÇÃO da SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC), que deverá ser realizada anualmente na semana do dia 29 de outubro. O acidente vascular cerebral, derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE). " AVC Isquêmico: entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro e AVC Hemorrágico: rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro. Sintomas de AVC: Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo; Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo; Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos; Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem; Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente;  instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Tratamento de AVC: O tratamento e a reabilitação da pessoa vitimada por AVC dependerá sempre das particularidades que envolvam cada caso. Há recursos terapêuticos que podem auxiliar na restauração das funções afetadas. Para que o paciente possa ter uma melhor recuperação e qualidade de vida, é fundamental que ele seja analisado e tratado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e demais profissionais. Seja qual for o tipo do acidente, as consequências são bastante danosas. Além de estar entre as principais causas de morte mundiais, o AVC é uma das patologias que mais incapacitam para a realização das atividades cotidianas.

O projeto foi protocolado na Secretaria da Câmara 04/10/2023, 23/10/2023 encaminhado para as Comissões Permanentes 24/10/2023 aprovado em PRIMEIRA discussão e dia 31/10/2023 entra em segunda discussão (aprovado).

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Convenção Eleitoral - 2024
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO - CONVENÇÃO PRESENCIAL
» Nota Oficial.
» Como identificar o Assédio Eleitoral
» CNMP inicia campanha "Assédio Eleitoral: Proteja sua Liberdade de Escolha".
» Câmara Municipal de Reserva: Vereadores aprovam denominação de "João Lavino" a rua que menciona
VER TODAS